Dicas: segunda Parte!

24/11/2011 13:08

Manual Básico Comentado- Capitulo 1: Gerenciamento
Capitulo 1 – Gerenciamento

MZ é um jogo de gerenciamento acima de tudo, então uma das coisas mais importantes no jogo é a administração do clube, por isso deixarei para falar de táticas depois!

Na administração do clube podemos levar em conta os seguintes itens: Receita x Despesas e Mercado de Transferências1. Receita x Despesas

Administrar bem receita e despesas é importante para otimização de lucros e não irmos a falência. Ter muito dinheiro sobrando durante a semana não é legal pois dinheiro bom é dinheiro investido! Mas para investir corretamente seu dinheiro temos que entender os fatores que influenciam nas despesas.

Campo de Treinamento - Calcule o lucro semanal de forma que sobre o suficiente para pagar o envio de jogadores ao CT – pode sobrar mais, mas o mínimo que deve sobrar é o custo com CTs.

O aproveitamento do CT é importantíssimo principalmente para times de divisões mais baixas (5ª pra baixo) pois com o dinheiro curto é uma das maneiras mais rápidas de conseguir bons jogadores.

Após os 21 anos o custo benefício do CT passa a não valer mais a pena para quem ta começando, o jogador não ganha mais bolas tão rápido e o custo para colocá-lo no CT fica alto d+.

Use o CT prioritariamente para os Juvenis, já que esses tem uma vaga gratuita e nas outras pagam 72 mil pelas 5 semanas e ainda são os jogadores que mais lucram com o CT, voltando de lá freqüentemente com 3-4 bolas e parciais altas para ganhar outras durante o resto da temporada. Um juvenil que vai sempre ao CT ganha em média 6 bolas por temporada.

É importante que o jogador fique as 5 semanas que tem direito no CT, colocá-lo por menos tempo não é recomendado.


Semana 1: 200% (efeito do treinamento *2.0) equivale a 12 dias de treinamento
Semana 2: 250% (efeito do treinamento *2.5) 15 dias de treinamento (total de 27)
Semana 3: 300% (efeito do treinamento *3.0) 18 dias de treinamento (total de 45)
Semana 4: 350% (efeito do treinamento *3.5) 21 dias de treinamento (total de 66)
Semana 5: 400% (efeito do treinamento *4.0) 24 dias de treinamento (total de 90)

Ou seja, nos 7 dias da 5ª semana de CT ele treina o dobro do que nos 7 dias da 1ª semana! Deixem o cara por 5 semanas que nas duas ultimas semanas que ele vai ganhar a maioria das bolas!

Salários de Assessores - Nas divisões mais baixas técnicos Classe D já estão ótimos. É mais importante termos técnicos treinando o time todo do que um super técnico pelo mesmo valor treinando 1 ou 2 jogadores. Depois de contratar os técnicos que deseja é interessante que toda semana faça proposta para novos técnicos, oferecendo um pouco menos do que paga para o técnico equivalente. ex. Tem um técnico com 5 bolinhas em chute pagando R$ 7000 e oferece R$ 5000 para outros 2 técnicos com 5 bolinhas em chute, assim que um deles acertar com seu clube você demite o que recebe R$ 7000...economizando assim R$ 2000 por semana! Em pouco tempo diminuirá bastante seus gastos com assessores.

Repito, não precisamos de técnicos absurdos para treinar bons jogadores. Gastar fortunas com isso é perder dinheiro nas divisões mais baixas.

Para contratar os técnicos eu ainda não cheguei a uma fórmula mágica, mas geralmente oferecer a média em todos os itens ele topa negociar. Para achar a média é só somar o valor máximo pedido com o valor mínimo pedido e dividir por 2! Isso em bônus de contrato, salário e semanas!

Dêem preferência para técnicos com numero Maximo de bolinhas em apenas 1 atributo...geralmente são menos concorridos e saem mais barato! Ex. 5 em velocidade e 1-2 no resto seria um bom técnico para tentar contratar!

Despesas com Estádio - Essas despesas sobem muito pouco se o estádio estiver crescendo corretamente. O tamanho certo para o estádio para cada divisão para se conseguir lucro máximo é o seguinte (mais do que isso é desperdício de grana e aumento desnecessário de despesas com estádio):

DIVISÃO 4:

Público máximo em Liga Oficial: 8.200
Arquibancada 6.150
Cadeira 1.886
Vip 164

Instalações:
Hot Dog: 20
Lojas: 9
Bares: 9
F.Food: 13
Restaurante: 10
Hotel: 3
Clínica: 1



DIVISÃO 5:

Público máximo em Liga Oficial: 7.800
Arquibancada 5.850
Cadeira 1.794
Vip 156

Instalações:
Hot Dog: 19
Lojas: 9
Bares: 9
F.Food: 12
Restaurante: 9
Hotel: 3
Clínica: 1


Div.6:

Público máximo em Liga Oficial: 7.600
Arquibancada 5.700
Cadeira 1.748
Vip 152

Instalações Máximas:
Hot Dog: 18
Lojas: 8
Bares: 8
F.Food: 12
Restaurante: 9
Hotel: 3
Clínica: 1


DIVISÃO 7:

Público máximo em Liga Oficial: 7.400
Arquibancada 5.550
Cadeira 1.702
Vip 148

Instalações:
Hot Dog: 18
Lojas: 8
Bares: 8
F.Food: 11
Restaurante: 9
Hotel: 3
Clínica: 1

Para se deixar o estádio assim demora tempo e gasta-se muita grana. É interessante que se mantenha correto pelo menos as arquibancadas, cadeiras e vips.

Nas instaçaões, as que dão retorno mais rápido são Hot Dog e Lojas de Souvenir, então recomendo que construam essas primeiro.

Em seguida é interessante que o investimento seja por igual - se você constrói 2 bares e nenhum restaurante, é perder dinheiro também, já que o segundo bar só vai encher se o 1º já estiver lotado enquanto precisaria de menos público para encher 1 bar e 1 restaurante. Invista em pacotes de 500-700 mil por construção (investir mais do que isso a obra demora muito pra ficar pronta)

Não tem muito mistério, um bom estádio significa boa renda e boa renda significa + grana (a longo prazo!)! Como o estádio é um investimento a longo prazo não podemos parar tudo que estamos fazendo (contratações) até o estádio ficar pronto, mas também não podemos deixar de lado nunca. Se ficar uma temporada sem investir, na próxima separe uma verba e mande fazer um pacote de instalações.

"Estadio sempre em primeiro lugar, ele gera renda pra sempre. Construa de acordo com a divisão, mas sempre com despeas até R$ 350-400 mil, ficam prontos mais rapidos." Flavio Anseloni, dirigente do time do Campeonato Brasileiro Flavio Anseloni FutebolFormação do Juvenil – Os juvenis são uma enorme fonte de renda para os clubes e investir neles é essencial. No começo do jogo eu pedi de cara os 16 juvenis e os que foram ao ct toda temporada em pouco tempo se tornaram os grandes nomes do meu time e se vier a vender algum deles aos 21 anos vou ter um lucro muito grande.

Muitos jogadores utilizam o método 5-5-6. Pedindo 5 juvenis na 1ª temporada, outros 5 na 2ª (totalizando 10) e os últimos 6 na terceira (fechando os 16).

Envie eles sempre para o CT até os 18 anos e depois veja quais continuarão indo ao CT até os 21 e quais devem ser vendidos de acordo com as maximizações de cada um.

Eu particularmente não gosto do Pacote Juvenil por ser aleatório d+ e imprevisível! Prefiro colocar os juvenis nos pacotes profissionais mesmo. O que eu posso até pensar em fazer é enviar pro pacote juvenil aos 15 anos, e dai em diante enviar apenas para os pacotes profissionais.

Outro método é pedir mesmo os 16 juvenis. Ai escolha 8 para serem seus maiores investimentos e mande esses 8 melhores sempre para o CT. Os outros deixe treinando desarme ou chute até maximizar (é a melhor maneira de valoriza-los para o mercado). Uma coisa que fiz e deu certo mas to testando de novo pra ver se não foi coincidencia foi aproveitar a vaga gratuita de juvenil no ct e colocar os 8 juvenis que não seriam aproveitados nessa vaga no pacote juvenil, retirando no minuto seguinte, apenas para ver qual a sugestão de treinamento do MZ pra eles.

Em seguida eu anotava o nome de cada um, os 3 atributos sugeridos pelo Pacote Juvenil e decidia se seria atacante ou zagueiro, posicionando assim no campo de treinamento em chute ou desarme. Coincidencia ou não, todos os meus 16 juvenis passaram de 7 no atributo principal e 3 foram a 10.

Após definir o treinamento desses 8 piores eu já enviava, mas dessa vez definitivamente, os 4 primeiros juvenis aproveitaveis. Lembrem-se, sempre por 5 SEMANAS.

Por que investir em juvenis?

Porque gasto apenas 5.700 pra manter um juvenil por semana enquanto jogadores no meu time recebem muito mais de salário.

Porque é muito mais barato colocá-lo no CT e ele evolui mais rápido do que qualquer profissional que eu tenho.

Porque jogadores jovens são mais valorizados e com certeza conseguirei mais na venda desses juvenis do que dos jogadores medianos de 28 anos que tenho no time.

Elenco/Salários de Jogadores – Aqui é onde gasto mais! Não é aconselhável ter muitos jogadores no elenco como opção para o time. Muitos jogadores significam muito salário para pouca produção dentro de campo, já que só 11 jogam e o resto descansa!!!

Um elenco enxuto é ideal. Com 12-13 jogadores que possam jogar (digo que possam jogar porque em alguns casos juvenis também tem nível pra entrar no time, ai deixaria 11 titulares + esses juvenis como opção no banco, aumentando a economia).

Exceção para a regra – Jogadores investimento! Eu costumo usar a “folga” que tenho em lucro semanal para investir em jogadores para revenda.

Goleiros que ainda treinem defesa a gol – com 18 anos e 5 ou 6 de defesa a gol...são ótimos investimentos, compra-se por 1.000 a 50 mil e vende-se com 7-8 de defesa a gol aos 20-21 anos por 1-2 milhões – investimento a médio prazo.

Jogadores jovens que ainda treinam o atributo principal (chute ou desarme) - ótimo investimento. Compra o cara com 7 em desarme e vende 1 temporada depois com 9. Lucro certo! Pra diminuir as chances de ser enganado na negociação pergunte ao dono do jogador, confirme, se precisar peça print dos treinamentos, sempre com muita educação.

Jogadores jovens travados no atributo principal porém treinando velocidade e resistência também são ótimos investimentos a curto/médio prazo se já tiverem um nível legal de desarme ou chute ( 7-8 ). Sem contar que se der muita sorte ainda servem para o time principal no futuro.

2. Mercado de transferências

Pra entender o mercado é necessário que de vez em sempre se vá lá ver o que ta acontecendo. Assim vai começar a entender os melhores horários e dias pra vender e comprar, etc.

Mas o básico pra quem ta começando é o seguinte:

Começo da temporada – Muitos ex - juvas no mercado – preços caem – Hora de Comprar

Meio do Returno – poucos jogadores bons no mercado – preços sobem – Hora de Vender

Pra investir em jogadores temos q pensar nos impostos.

Jogador com 21 anos ou mais –
-Vendendo um jogador dentro de 5 semanas de sua compra, 95% do lucro será cobrado como imposto.
-Vendendo um jogador dentro de 6-15 semanas de sua compra, 50% do lucro será cobrado como imposto.
-Vendendo um jogador além de 15 semanas de sua compra, 20% do lucro será cobrado como imposto.

Jogadores menores de 21 anos (U-21) -
- Vendendo um jogador de 18 anos, 50% do lucro será cobrado como imposto.
- Vendendo um jogador de 19 anos, 40% do lucro será cobrado como imposto.
- Vendendo um jogador de 20 anos, 30% do lucro será cobrado como imposto.
- Vendendo um jogador de 21 anos, será cobrada a taxa normal de transferência de 20%
- Nenhuma taxa será cobrada se o jogador for vendido por um valor menor do que ele estiver valendo.

- Se o jogador for vendido de seu "clube-mãe" e seu novo time decidir vendê-lo, será cobrada a taxa normal de transferêcia (Vendendo um jogador dentro de 5 semanas de sua compra, 95% do lucro será cobrado como imposto. Vendendo um jogador dentro de 6-15 semanas de sua compra, 50% do lucro será cobrado como imposto.Vendendo um jogador após 15 semanas de sua compra, 20% do lucro será cobrado como imposto).

"resumidamente são 2 reagras:

1) se for 'ex juva' :
Vale a regra da idade e o imposto incidirá na diferença entre o preço vendido e o valor de face

2) se nao for 'ex juva':
Nao interessa a idade na incidencia do imposto, tanto faz ter 30 ou 18 anos
Vale apenas o criterio de 'semanas da aquisiçao' e incidira na diferença entre o valor pago e o valor vendido." Felipe Niquini, div 2.4 e um dos responsáveis pela Seleção Brasileira Sub 21

Com isso decorado você tem que fazer o seguinte cálculo para investir em jogadores que comprou no mercado:

(P – V) * I% - S = X

(Projeção de valor de revenda – Valor pago pelo jogador) * impostos% - Salários durante permanência no clube = X

P = quanto o mercado deve pagar pelo jogador na hora da revenda. Só vai descobrir isso analisando o mercado.

V = Valor que pagou no jogador

I% = percentual de impostos de acordo com semanas no clube (só começa a valer a pena vender depois de 6 semanas, que os impostos caem pela metade.

S = Salários do jogador * semanas do jogador no clube

X = se x for positivo você vai ter lucro, se for negativo prejuízo. Isso deve ser calculado antes da compra para saber ate quanto pode pagar no jogador e antes da venda, para saber se vale a pena vender agora ou esperar mais um pouco e se não vale a pena entender porque não vale para não errar no próximo investimento.